Doenças causadas pelo colesterol alto

Doenças causadas pelo colesterol alto

No artigo passado mostrei algumas doenças causadas pela falta de atividade física. Dessa vez, irei mostrar algumas doenças causadas pelo colesterol alto.

Primeiramente é bom saber que existem dois tipos de colesterol, o bom (HDL) e o ruim (LDL).

O colesterol bom HDL é fundamental para a saúde para manter o funcionamento correto do organismo e para manter o bem-estar.

Já o colesterol ruim LDL é o colesterol mau. Quando o nível de colesterol LDL está alto começa a haver deposição de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos, dificultando a passagem do sangue o que pode acarretar em vários problemas de saúde.

E nesse artigo abordarei algumas doenças causadas por esse tipo de colesterol. E apesar de não apresentar sintomas, essa doença pode trazer consequências graves como entupimento de vasos sanguíneos e infarto, podendo levar à morte em alguns casos.

Destaco aqui que o colesterol alto pode ser causado por diversos fatores como falta de atividade física, má alimentação, cirrose, insuficiência renal; diabetes, consumo excessivo de álcool, hipotiroidismo, porfiria, etc.

Agora, te convido assistir o vídeo abaixo onde o Dr. Dayan Siebra explica melhor sobre o colesterol, assista:

Doenças causadas pelo colesterol

O colesterol ruim alto aumenta o risco de doenças cardiovasculares, como:

Hipertensão

Hipertensão riscos

A hipertensão é uma doença perigosa e uma das suas principais causas é o colesterol alto. Isso porque o colesterol alto aumenta a deposição de gordura nas artérias, endurecendo os vasos sanguíneos e dificultando a passagem do sangue, o que necessita uma força maior do coração para o bombeamento do sangue.

E uma das melhores maneiras de prevenir ou controlar a hipertensão é cuidando do nível do colesterol ruim e bom.

Infarto

Infarto pode ser causado pelo aumento do colesterol ruim

Você quer prevenir o infarto? Então mantenha os níveis normais do seu colesterol!

O excesso do colesterol ruim LDL causa doenças vasculares porque se deposita na parede interna das artérias e gradualmente vai formando uma placa chamada ateroma. Estes ateromas vão obstruindo gradualmente as artérias e podem acabar causando o infarto agudo do miocárdio e AVC.

Aterosclerose

Aterosclerose

Aterosclerose, é quando ocorre o acúmulo de placas de gordura, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias, o que restringe o fluxo sanguíneo e pode levar a graves complicações de saúde.

E uma das principais doenças causadas pelo colesterol alto é a aterosclerose, já que o colesterol se acumula nas paredes das artérias, dificultando a passagem do sangue.

Insuficiência cardíaca

Insuficiência cardíaca pode ser causada pelo colesterol alto

A insuficiência cardíaca se caracteriza quando o coração não está bombeando sangue suficiente para atender às necessidades do corpo.

Esse problema de saúde ocorre por diversas causas como pressão alta, diabetes, miocardite, colesterol alto, valvulopatias, entre outros.

O colesterol alto prejudica o fluxo sanguíneo nas artérias e uma das suas consequências é dificultar o bombeamento de sangue do coração.

O que fazer para controlar o colesterol?

Ter um estilo de vida saudável é fundamental no controle do colesterol ruim.

Ter uma dieta equilibrada e saudável junto com a prática regular de atividade física é crucial para manter saudável o nível do colesterol.

Abaixo eu selecionei alguns alimentos que pessoas devem comer para colesterol ato:

  • Arroz integral;
  • Pão integral;
  • Amêndoa;
  • Avelã;
  • Nozes;
  • Peixe;
  • Carne vermelha magra;
  • Frango grelhado;
  • Frutas;
  • Verduras;
  • Legumes.

E o que não comer para baixar o colesterol alto?

Segue a lista:

  • Margarina;
  • Manteiga;
  • Óleo;
  • Queijos amarelos;
  • Carnes gordurosas;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Doces em geral;
  • Vísceras de animal.
Julio Nunes on BehanceJulio Nunes on DeviantartJulio Nunes on GoogleJulio Nunes on Pinterest
Julio Nunes
Médico
Meu nome é Julio Nunes, tenho 55 anos moro em São Paulo. Sou médico há mais de 30 anos onde dediquei a minha vida a essa maravilhosa profissão. Hoje, sou o fundador do site Rollinon The River onde pretendo compartilhar dicas sobre como ter uma vida saudável e sem riscos.

Julio Nunes

Meu nome é Julio Nunes, tenho 55 anos moro em São Paulo. Sou médico há mais de 30 anos onde dediquei a minha vida a essa maravilhosa profissão. Hoje, sou o fundador do site Rollinon The River onde pretendo compartilhar dicas sobre como ter uma vida saudável e sem riscos.

2 comments

  1. Colesterol alto é complicado. A 3 meses atrás sofri de aterosclerose devido o colesterol. De lá pra cá mudei drasticamente meu estilo de vida. Comecei a praticar atividade física regularmente e comecei a ter uma dieta equilibrada e pobre em gorduras vegetais o resultado é que hoje tenho muito mais saúde, energia e motivação durante o dia. Valeu muito a pena o esforço!

  2. Sofria de colesterol alto o que aumentou minha pressão. Felizmente, consegui controlar meu colesterol ruim somente com uma alimentação equilibrada. Não foi fácil, mais com esforço e dedicação tudo é possível. Conteúdo muito esclarecedor Dr. Julio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*